top of page
932cba7a-22b0-4919-bb6c-8885e7bd6dc2.JPG

NOSSOS PROJETOS

f69e3bba-2e11-4111-8360-ec9fb4731678.JPG
MARCENARIA

A Comunidade Terapêutica Mãe da Vida, conta com diversas oficinas, para diversas habilidades e perfis dos acolhidos.

Uma das oficinas mais procuradas por estes, é a de Marcenaria.

Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o universo da marcenaria. Aprendem a manipular os equipamentos e a fazer a leitura dos projetos interpretando desenhos técnicos e produzindo as peças. Todas as aulas são acompanhadas de um monitor da oficina. 

 

” Os acolhidos além de aprender a profissão de marcenaria, também são orientados à humanização . “

 

A rotatividade dos acolhidos contemplados por este curso profissionalizante é rápida e adequada ao período de tratamento, ao concluírem o curso eles são certificados, dando oportunidade para os novos acolhidos ingressarem no curso para capacitação.

Além da capacitação, os móveis criados durante as aulas e oficinas também cumprem a sua função social. "São aproveitados pela Comunidade para o mobiliário dos quartos, escritórios e demais departamentos da entidade", podemos nos orgulhar dessa oficina, pois os resultados são surpreendentemente satisfatórios.

cd40cf9c-6e6a-4c63-9c24-36de2a3e0a07.JPG
5b8bcd99-1be8-44a9-91e5-a876f9040c1c.JPG
HORTA E GRANJA

Uma das novas alternativas buscadas no tratamento oferecido para nossos acolhidos, é o trabalho na horta e granja.

 

Vale destacar que ambas são as atividades mais procuradas pelos acolhidos, onde a maior parte deles se interessam por tais terapias.

Este trabalho os mantem calmos, sem contar a gratificação que os acolhidos sentem em produzir hortaliças de qualidade e poder utiliza-las no consumo próprio dentro da Comunidade.

 

” Que todo seu plantio seja próspero na horta da sua vida, afinal, a colheita é sua.“

 

O trabalho com os pequenas aves de granja também tem trazido resultados positivos para o tratamento dos acolhidos. Na Comunidade temos, galinhas, gansos e perus, nos quais os ovos produzidos são utilizados para o consumo dentro da Comunidade.

A horta e granja, servem como objeto de estudo interdisciplinar. Os acolhidos discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia que aliados ao trato com a terra e plantas e aves geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. Assim, o conselheiro responsável devem dar o máximo de responsabilidades aos acolhidos, inserindo-os nas discussões sobre o rumo do projeto e decisões a serem tomadas.

82c1f565-3071-40f0-89d3-3d3ee31f8566.JPG
ESPORTE E LAZER

A Comunidade Terapêutica Mãe da Vida, valoriza e incentiva a promoção de atividades esportivas e culturais dentro e fora da entidade.

A atividade física muitas vezes praticada como forma de lazer, tem uma grande importância na manutenção física e mental dos acolhidos.
Da mesma forma, surge o incentivo à cultura, seja na hora de assistir um filme e debater sobre o mesmo, até as atividades de teatro, dança, música e artes visuais. Estas criadas, com a intenção de aguçar o senso estético dos acolhidos.

Na recuperação da dependência química, temos que aplicar a atividade física como terapia, para acelerar o processo de desintoxicação, reduzir a ansiedade, despertar para a sensibilização e cuidados com o corpo, e até mesmo para substituir o tempo que era perdido com uso de drogas por uma atividade saudável. 

Em nossa Comunidade contamos com um acervo de instrumentos musicais, os quais os acolhidos utilizam em seus grupos terapêuticos e em atividades de lazer. A música é utilizada no processo terapêutico todos os dias, seja por aqueles que tocam instrumentos, ou pelos demais que acompanham cantando e até os que preferem apreciar.
”A cultura está acima da diferença da condição social.“
 
Na ala feminina, sempre temos a ajuda de voluntários na área de educação física, artes e cultura, os quais sempre nos ajudam na elaboração de projetos como: dia das mulheres, danças culturais, atividades físicas voltadas a condição corporal feminina, entre outros.

Todos os dias, ao menos uma atividade esportiva ou cultural é desenvolvida. Estas atividades são muito bem aceitas pela maior parte dos acolhidos, cada um se identifica com o projeto que mais lhe agrada. 

Acreditamos que essa interdisciplinaridade tem evoluído cada dia mais no processo terapêutico.

c621e9c2-bf9c-4d62-9bdd-d55ecfd1f6b2.JPG
01908c11-63d3-42f9-bf34-d054e43ecfb5.JPG
BIBLIOTECA E INCENTIVO À LEITURA

A Comunidade Terapêutica Mãe da Vida, conta com duas bibliotecas com um acervo variado de livros, revistas e demais leituras didáticas e acadêmicas. Sendo nosso principal objetivo, a democratização do acesso a leitura de qualidade, e incentivo à leitura para o processo terapêutico.

As atividades de fomento e incentivo à leitura, têm atualmente um grande avanço na Comunidade Terapêutica. Todos os dias os acolhidos têm contato direto com diferentes formas de leitura, como: oficinas, narrações de histórias, poesia, leitura em voz em alta, encontro com pessoas que incentivam a oratória entre outros. 

São atividades voltadas fundamentalmente para a criação de novos leitores, ampliação do conhecimento e do aprendizado, com base na literatura e nas mais variadas fontes de informação, intensificando principalmente nos acolhidos o processo de autodescoberta e a conquista de bens culturais, a partir das experiências onde eles mesmos auto gerenciam a necessidade de ler. Eles procuram a biblioteca e espaços de leitura de forma independente, ou seja, eles criam o habito de leitura, sem pressão, e de acordo com sua vontade.
 
"Todo dia é dia de leitura"
 
A leitura, e o incentivo desta, é de suma importância para auxiliar no tratamento, desde a criação de uma nova rotina diferenciada daquela vivida pelo acolhido anteriormente, como também para o processo de reinserção social. No qual este terá, desenvolvimento em seu vocabulário, escrita, aumentando assim, a probabilidade de encontrar um emprego posterior ao acolhimento.

A leitura além de levar o leitor a um mundo de imaginação cheio de histórias, personagens, verdades, sonhos, intrigas, ação, romances, diversão entre outras sensações, sem ao menos o leitor sair do lugar, é capaz de auxiliar e muito na criatividade, o que vem sendo refletido a cada dia na vida do acolhido em oficinas e demais atividades culturais e artísticas.

IMG_0924.jpg
SUSTENTABILIDADE E CONCIENTIZAÇAO AMBIENTAL

A Comunidade Terapêutica Mãe da Vida está localizada no bairro Engenho Velho no município de Itapeva-sp. Este está localizado na área rural da cidade, onde estamos diretamente em contato com a natureza em uma área verde preservada.

Com este ambiente privilegiado,  e com as inovações e necessidade ambientais emergentes, a entidade vem iniciando o projeto de sustentabilidade e conscientização ambiental dentro da Comunidade e para que seja levado após o tratamento.

A Comunidade Terapêutica Mãe da Vida, tem um grande espaço verde, um ambiente totalmente arborizado, com árvores frutíferas, cultivo de hortaliças e frutas totalmente isentas de agrotóxicos. 

Em relação a fauna, temos uma grande variedade de aves, na qual, pode se destacar a criação de galinhas, onde os ovos são diariamente utilizados para consumo próprio.

A Comunidade também tem uma rede de abastecimento hídrico, onde é captada a água da chuva, e esta é reutilizada, para limpeza, maquinário, irrigação de plantas, e entre outras situações em que esta pode ser aproveitada.  Assim diminuindo o consumo das demais caixas d'água, sem contar a economia proveniente dessa medida.

Outro trabalho muito importante desenvolvido na entidade, é o de reciclagem. Com a revalorização de uma matéria-prima que seria descartada, desenvolvemos diversos outros produtos dentro das nossas oficinas de artesanatos, temos um belo histórico de reciclagem que pode ser vista na decoração de diversos ambientes do espaço físico dentro da Comunidade.
 
” Pensar em sustentabilidade é pensar na família, no próximo e em você mesmo.“
 
Dentro da Comunidade Terapêutica Mãe da Vida, valorizamos primordialmente o amor ao próximo, e com a conscientização ambiental e métodos sustentáveis podemos exteriorizar essa meta. Todos os acolhidos se envolvem na ajuda da preservação e cuidado com o meio ambiente, o que traz grandes resultados positivos no processo terapêutico.

Todas as semanas na Comunidade, temos uma Assembleia Geral, com todos os acolhidos e os profissionais designados, nesse momento, os mesmos, podem interagir com a equipe sobre qualquer assunto relacionado na entidade. E um dos assuntos mais abordados nessas assembleias, é sobre conscientização do desperdício de água, sempre é satisfatório os meios empregados para economia de água e energia elétrica, todos os acolhidos fazem sua parte, o que é muito gratificante ver a conscientização por parte de todos.

65f23934-2d82-4c85-891c-254dbb12c2e8.JPG
GRUPOS EXTERNOS DE MÚTUO AJUDA

Um processo indispensável no tratamento de dependentes químicos e alcoólicos, é o grupo de mútua ajuda. Lugar onde os acolhidos interagem, conhecem outras histórias, outras pessoas, sente-se parte de um grupo. Esses grupos enfatizam as relações face a face, caracterizando assim, segurança para a busca de uma mudança social ou pessoal.

O grupo mais frequentado por nossos acolhidos é o A.A. (Alcoólicos Anônimos). Definido como uma irmandade de homens e mulheres que se ajudam a resolver problemas comuns como o Álcool e outras drogas de abuso. Para tanto, seus membros utilizam o programa de 12 passos que se originou da criação dos A.A em 1935, em Akros, Ohio, nos Estados Unidos, com William Wilson (Bill), corretor da bolsa de valores em Nova York, e Roberto Smith (dr. Bob), Médico, ambos alcoolistas que se beneficiaram da troca de experiência, alcançando assim a abstinência e a sobriedade. Estenderam essa descoberta aos demais tornando-se uma referência no tratamento informal do Alcoolismo.

O trabalho desenvolvido nos grupos, atua nos níveis do pensamento, das emoções e de mudança comportamental, ou seja, a utilização de outra pessoa como ponto de referência. O usuário avalia o testemunho oferecido por outro companheiro. Quando o faz de maneira positiva, automaticamente reflete sobre o quanto essa avaliação pode ser aplicada a ele. 

A cada reunião, a coesão grupal e reforçada, o sistema global de crenças é reafirmado e se aprendem habilidades de sobrevivência. Um grupo pode influenciar uma família, um indivíduo, outro grupo, este por vez, vai ser influenciado por todos os membros da rede, criando, assim, redes facilitadoras e promotoras de saúde.  
 
” Só por hoje vamos buscar recuperação em mais um dia limpo. “
 
Vele ressaltar, que outro grupo conhecido entre dependentes químicos e alcoólicos, que é o N. A (Narcóticos Anônimos). 
Que se trata, de uma associação, sociedade ou irmandade que basicamente realiza reuniões regulares onde adictos, ou dependentes de drogas, podem ajudar-se mutuamente a se manterem em "total abstinência de todas as drogas", só por hoje mais um dia limpo, sem drogas e valorizando a sobriedade.

O importante nestes grupos é estimular o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre seus membros; além da possibilidade de valorizar os conhecimentos sobre novas formas de tratamento ou receber informação concreta sobre problema da dependência. 

Graças a este intercâmbio de experiências, os membros do grupo podem se ver beneficiados ao se sentir apoiados e ao mesmo tempo apoiar a outros. Quando as pessoas se sentem apoiadas e sustentadas em um ambiente de reciprocidade, podem conseguir resultados positivos em seu tratamento e posteriormente a ele, no momento de reinserção social.

a9b7cfa8-ec6c-4eee-b0f6-39598c5d3964.JPG
REINSERÇĀO SOCIAL

O processo terapêutico dentro da Comunidade Mãe da Vida, é elaborado com base nas fases do tratamento, e entre estas, vale destacar a última fase que é da reinserção social, um momento muito aguardado pelos acolhidos.

 Nessa fase do processo terapêutico, o acolhido volta a ter contato com a sociedade, desta vez com uma visão positiva da vida. Durante este período o recuperando faz visitas terapêuticas, retornando ao convívio com a família, e demais atividades, esportivas e culturais, que necessitem o seu contato com o mundo externo. 

Em seu retorno a comunidade, o dependente químico relata as experiências vividas durante sua experiência de visita, e com o apoio da equipe, aponta as dificuldades encontradas e os pontos positivos, assim acolhido e equipe trabalham juntos, até atingir o equilíbrio necessário para uma vida saudável. 

Todo ser humano deve ter uma nova oportunidade após cometer algum erro grave na vida, ou até mesmo depois de se envolver em situação, na qual o tirasse do seu convívio social. 

A reinserção social mostra o processo que integra uma pessoa novamente ao convívio social após sofrer uma etapa de privação de liberdade, ao permanecer numa situação de vulnerabilidade. 

Nós da Comunidade Terapêutica Mãe da Vida, trabalhamos ativamente no processo de reinserção social, seja com as visitas terapêuticas, com grupos de mútua ajuda externo, eventos esportivos, culturais e artísticos, como também na qualificação profissional, elaboração de curriculum para a procura de emprego.
 
" A responsabilidade social na promoção da reinserção social. Agir para integrar. “
 
Restabelecer os vínculos pessoais, familiares e sociais dos dependentes químicos, é uma das principais atribuições das comunidades terapêuticas. O trabalho é fundamental, porque muitas vezes, em consequência do consumo compulsivo de drogas, só restam ao dependente os vínculos com outros dependentes, o convívio com pessoas com interesses em comum, e mesmo assim, bastante frágeis, ligados apenas ao cenário de uso das drogas. 

Mesmo com todas as dificuldades e obstáculos, nós da Comunidade Terapêutica Mãe da Vida, nos comprometemos com a busca pela melhor maneira de articular e adequar o resgate de valores, de autoestima, convivência saudável no ambiente familiar e social, buscando meios de integração que possibilitem uma melhoria na qualidade de vida.

bottom of page